Sim , devido as mudanças hormonais que acontecem durante a menopausa , o hormônio sexual feminino protege a via aérea, para evitar ronco e apneia durante períodos gestacionais. Com o fim do ciclo reprodutivo, o organismo diminui a disponibilidade hormonal e, assim como os homens, as vias aéreas não ficam mais sob proteção, aumentando a chances de ronco .
São vários os fatores que levam ao ronco . Segundo Marcelo Quintela, professor titular de Ortodontia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), atualmente, as mulheres incorporaram hábitos contemporâneos que em outras gerações eram somente ou mais ocorrentes em homens. "Trabalhos externos exaustivos, estresse e ansiedade levam à ingestão de alimentos mais calóricos, refeições pesadas antes de dormir - pelo fato de trabalhar em dois ou três ciclos -, menos tempo para descanso e para alimentação adequada. Por isso, passaram a roncar tanto quanto eles”, diz.
Quando o quadro aponta apenas o ronco, sem apneias graves, a melhor indicação
são os aparelhos intraorais para uso noturno, desenvolvidos por ortodontistas especializados. Esses dispositivos 'empurram' a mandíbula um pouco para frente e, assim, ampliam o espaço para a passagem do ar. "As mulheres preferem esse dispositivo porque são mais discretos e em nossa experiência clínica se sentem entusiasmadas e seguras com essa opção de tratamento", diz Quintela.
Então se você é mulher ou homem , aqui no nosso consultório na Torre Norte Shopping , dispomos de tratamento para o ronco com o aparelho intra oral . Se for o seu caso , nos procure para uma avaliação .
Dra . Flávia Costa
2228 9147 .
Comentários
Postar um comentário