Pular para o conteúdo principal

Dica de viagem : Berlim


                                                   In bein ich a Berliner .

                                                     Eu sou berlinense

   Esta  frase John Kennedy falou em um discurso em Berlim em que os EUA  enfatizava  o  apoio ao lado ocidental .  Sempre  tive vontade de conhecer a cidade , pelo seu lado moderno , cosmopolita e por toda a história que envolve esta parte da  Alemanha .


Portão de Brandenburgo


   Foi em agosto do ano passado que cheguei em solo alemão  , cansada de viagem  , fiz conexão  em Amsterdam pela KLM . Adoro viajar a Alemanha  . E sonhava em conhecer esta parte do país a muito tempo . Quando estudava na época da escola as histórias do Muro de Berlim e RDA/RFA achava tudo muito interessante , quando o muro caiu foi a oportunidade de um novo recomeço para o país . Reunir os 2 lados separados por tanto tempo . Visitei um Museu o DDR que contava como era a vida do lado oriental de Berlim , mostrava  o interior das casas , a maneira que as pessoas viviam. Tudo muito interativo podendo abrir gavetas , apertar botões . Bem legal .

Não tinha muito tempo na cidade , foi tudo um pouco cronometrado para conhecer o que eu tinha interesse . Acordei cedo e fazia um friozinho mesmo no verão . Acho que uns 20 graus na sombra . Eu com minha mania de carioca de achar que verão significa sol e calor . Os alemães estava até de casaco e eu achando que estava nos trópicos de camiseta .

Comecei o dia pelo Checkpoint Charlie  , ali bem próximo tem um museu contado as histórias das pessoas que tentam passar pelo muro . não lembro se tinha que pagar  para entrar .


Checkpoint Charlie

 
 
Ali perto ficava o Topografia do Terror a entrada não era paga  , achei tudo tão triste .  Era o local onde funcionava a Gestapo  e também a polícia secreta do Reich . Muito documento falando sobre o nazismo , ali também funcionava como prisão .


 
 
 
 
Neste mesmo dia adquiri meu museum pass e fui para a Ilha dos museus visitar o Pergamom e Bodemuseum . O Pergamom era o que mais me interessava  , impressionante o altar de Pergamon , na verdade o museu foi construído este altar . Além disso tem as Portas do Mercado de Milleto e o altar de Ishtar .
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Porta de Ishtar

 
 
Altar de Pergamo



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Post ainda em construção .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protese com aparelho , pode ?

     Muitos pacientes perdem os dentes bem jovens , por diversos motivos : cáries , doença periodontal , acidente de carro e outros Quando são os dentes anteriores eles sentem bastante vergonha e as vezes mantem as próteses como um segredo . As vezes nem o companheiro sabe que usa prótese . Um dos maiores medos de quem usa próteses dentárias é de que elas pareçam muito artificiais ou que dêem a impressão de que a pessoa é muito velha. Por isso, hoje em dia é comum encontrar profissionais que tiveram que conseguem transformar a sua prótese em uma verdadeira obra de arte  , com os dentes tortinhos ou separados e até mesmo com aparelho ortodôntico  para fazer seus pacientes mais felizes e disfarçar o uso da dentadura. Deste modo , eles pedem para fazer caracterizações na prótese como disfarce . Além de fazer bem para a auto-estima, esse procedimento não faz mal para a saúde bucal. O que realmente incomoda é o braquetes ao tocar no lábios , por ser u...

Dentes importados ou nacionais ?

Doutora, existe diferença entre as próteses dentes nacionais e importadas?   Existem tecnologias incríveis na elaboração dos dentes em resina para próteses totais. Possuem uma gama de cores e formatos para todos os tipos de pacientes e necessidades. Os dentes podem ser grandes, pequenos, triangulares, quadrados ou mesmo arredondados. Alguns reproduzem até mesmo texturas na superfície para que o dente aparente ser mais natural. Existem cores diferentes no dente na região de raiz e a ponta desses dentes normalmente é mais transparente, tal qual nos dentes naturais. Temos algumas boas opções de marcas de dentes para próteses.  Destacamos a Trilux (Italia), A Heraeus-Kulzer (Alemã), Ivoclar-Vivadent (Suiça) como os melhores dentes que existem hoje mundialmente. Sim, os dentes mais modernos hoje são feitos com partículas no seu interior que evitam desgaste excessivo. Por exemplo quando os dentes são de resina com baixa carga como em muitas marcas de dentes nacionais, apres...

Momento Bizarro : Dentes lixados

   Raspar os dentes para que eles fiquem afiados é uma prática presente em vários povos. Em Bali, por exemplo, eles começaram a ser lixados porque as pessoas acreditavam que os dentes representavam raiva, ciúmes e outras emoções negativas. A raspagem que acontece, principalmente, nos caninos é um ato de passagem para a vida adulta. Há práticas como essa no Vietnã e em tribos sudanesas. Entre o antigo povo Maia, alguns dentes eram esculpidos, além de lixados, e serviam, também, para diferenciar as classes altas do restante do povo. Na Indonésia a história é outra: as mulheres de algumas tribos são estimuladas a lixarem seus dentes para ficarem afiados. Para os habitantes dessa sociedade, o ato é um verdadeiro tratamento de beleza. Uma das aldeias se chama Mantawaian. A esposa do chefe Pilongi passou pelo procedimento há anos, quando ainda era adolescente. Não era de sua vontade “danificar” seus dentes, mas em sua posição na tribo, como esposa do homem mais poderoso do loc...