Pular para o conteúdo principal

Copa 2014 : odontologia do Esporte .


   O futebol é um dos esportes que ocorrem mais traumas dos mais diversos tipos. Tanto no futebol profissional e nas peladas do final de semana, que neste caso ainda pode estar associado a bebida alcoólica.
 
 

No caso da Odontologia , os traumas podem ser fraturas dos dentes , avulsão ou até mesmo fratura dos ossos da face. Existe hoje até uma escecialidade a Ododontologia dos Esportes em cuida dos atletas profissionais , no caso do futebol o Botafogo  J , é o único time que tem uma equipe de dentistas em campo , para atuar na hora que existe a necessidade. O profissional que atua nesta área se propõe a prevenir e tratar lesões causadas nos esportes e a melhorar o rendimento dos atletas através da manutenção da saúde bucal. Os esportes que mais expõem os atletas a traumatismos faciais são os esportes radicais (mountain bike, motocross, patins inline, skates etc), as artes marciais (karatê, judo, jiu-jitsu etc), as lutas (boxe, sumô, greco-romana), e esportes de quadra (voleibol, handebol, futebol de salão, etc).

Os riscos de sofrer lesões orofaciais durante as carreiras nesses esportes é de 33% a 56%. Segundo a National Youth Sports Foundation cerca de 5 milhões de dentes são perdidos anualmente em atividades esportivas e a maneira de evitar essas perdas é através do uso do protetor bucal.

     O protetor bucal distribui as forças durante o golpe evitando lesões nos lábios e bochechas,protegendo os dentes, ossos e articulações. Um boxeador que perde seu protetor bucal é facilmente nocauteado, pois ele diminui o impacto na ATM (cabeça da mandíbula contra a fossa glenóide) o que pode causar danos cerebrais. Segundo a Academia Americana de Odontologia Desportiva o uso desses aparelhos diminui em até 80% o risco de trauma dental. Com seu uso reduz-se o número e a gravidade dos danos que são causados por quedas ou pancadas na região bucal.
 
 
 
 Os atletas amadores e crianças, durante a prática recreacional, também devem usar o protetor bucal. Por se adaptar bem aos dentes o protetor personalizado tem a vantagem de não alterar a fala nem a respiração; proteger os lábios, língua e bochechas; reduzir o risco de trauma na articulação. O atleta pode ingerir líquidos sem ter que retirar o protetor da boca. Ele é confeccionado de acordo com o tipo de esporte. Para lutas como boxe e MMA precisa ser mais resistente. Já no futebol deve ser mais leve e mais confortável para que o atleta possa beber água e conversar. A sua desvantagem é o custo que é bem maior que o tipo ferve-e-morde , com duração prevista de 1 ano .
 
 
 
 
Credito das fotos:  http://www.feodontologia.com.br/
 

 
 
Qual interesse em fazer um protetor conosco entre em contato conosco 2228 9147 .

 
Mais informações neste link :
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protese com aparelho , pode ?

     Muitos pacientes perdem os dentes bem jovens , por diversos motivos : cáries , doença periodontal , acidente de carro e outros Quando são os dentes anteriores eles sentem bastante vergonha e as vezes mantem as próteses como um segredo . As vezes nem o companheiro sabe que usa prótese . Um dos maiores medos de quem usa próteses dentárias é de que elas pareçam muito artificiais ou que dêem a impressão de que a pessoa é muito velha. Por isso, hoje em dia é comum encontrar profissionais que tiveram que conseguem transformar a sua prótese em uma verdadeira obra de arte  , com os dentes tortinhos ou separados e até mesmo com aparelho ortodôntico  para fazer seus pacientes mais felizes e disfarçar o uso da dentadura. Deste modo , eles pedem para fazer caracterizações na prótese como disfarce . Além de fazer bem para a auto-estima, esse procedimento não faz mal para a saúde bucal. O que realmente incomoda é o braquetes ao tocar no lábios , por ser u...

Dentes importados ou nacionais ?

Doutora, existe diferença entre as próteses dentes nacionais e importadas?   Existem tecnologias incríveis na elaboração dos dentes em resina para próteses totais. Possuem uma gama de cores e formatos para todos os tipos de pacientes e necessidades. Os dentes podem ser grandes, pequenos, triangulares, quadrados ou mesmo arredondados. Alguns reproduzem até mesmo texturas na superfície para que o dente aparente ser mais natural. Existem cores diferentes no dente na região de raiz e a ponta desses dentes normalmente é mais transparente, tal qual nos dentes naturais. Temos algumas boas opções de marcas de dentes para próteses.  Destacamos a Trilux (Italia), A Heraeus-Kulzer (Alemã), Ivoclar-Vivadent (Suiça) como os melhores dentes que existem hoje mundialmente. Sim, os dentes mais modernos hoje são feitos com partículas no seu interior que evitam desgaste excessivo. Por exemplo quando os dentes são de resina com baixa carga como em muitas marcas de dentes nacionais, apres...

Momento Bizarro : Dentes lixados

   Raspar os dentes para que eles fiquem afiados é uma prática presente em vários povos. Em Bali, por exemplo, eles começaram a ser lixados porque as pessoas acreditavam que os dentes representavam raiva, ciúmes e outras emoções negativas. A raspagem que acontece, principalmente, nos caninos é um ato de passagem para a vida adulta. Há práticas como essa no Vietnã e em tribos sudanesas. Entre o antigo povo Maia, alguns dentes eram esculpidos, além de lixados, e serviam, também, para diferenciar as classes altas do restante do povo. Na Indonésia a história é outra: as mulheres de algumas tribos são estimuladas a lixarem seus dentes para ficarem afiados. Para os habitantes dessa sociedade, o ato é um verdadeiro tratamento de beleza. Uma das aldeias se chama Mantawaian. A esposa do chefe Pilongi passou pelo procedimento há anos, quando ainda era adolescente. Não era de sua vontade “danificar” seus dentes, mas em sua posição na tribo, como esposa do homem mais poderoso do loc...