Pular para o conteúdo principal

Evolução da ortodontia.

     A ortodontia não é tão moderna como imaginamos , ela surgiu na idade média . Em 1728, o dentista francês Pierre Fauchard escreveu o livro O Cirurgião Dentista. Nele, dedicou um capítulo inteiro às formas de corrigir os dentes. Fauchard inventou um aparelho chamado bandeau (em português, bandô) - uma peça de metal em forma de ferradura de cavalo, que ajudava a expandir a arcada dentária e assim acomodar dentes amontoados uns sobre os outros na boca. Daí a expressão "dentes encavalados".


     Mas a ortodontia moderna só veio 90 anos depois, em 1819, quando o doutor francês Gaston Delabarre inventou o fio metálico que é fixado entre os dentes. Em 1841, o dentista Joachim Lafoulon criou o termo "ortodontia".


 

Porém, quem alavancou essa nova ciência foi o norte-americano Norman W. Kingsley. Em 1880, ele escreveu o Tratado sobre Deformidades Orais, que exerceu enorme influência até a primeira metade do século 20.

 Entretanto, o que popularizaria o aparelho dentário seria a adoção, pelos dentistas, do aço inoxidável para fabricação de fios, bandas e braquetes - as três peças que formam o aparelho dentário -, que só veio a ocorrer no fim dos anos 1950.
     Até o fim da década de 1970 o aparelho dentário era um objeto horrível, com extensões por fora da boca, conhecidas pelo apelido de estribo. Isso só mudou quando, em 1975, surgiu um adesivo que prendia com sucesso os braquetes diretamente nos dentes. No mesmo ano, um dentista de Beverly Hills, doutor Craven Kurz, inventou o aparelho oculto, cujos braquetes são colados na parte interna da arcada dentária. Sua clientela, formada por artistas de cinema de Hollywood, como a atriz Farrah Fawcett, de As Panteras, incentivou-o a buscar soluções ortodônticas invisíveis.




Por fim, em 1997, surgiu o alinhador dentário transparente e removível, criado pela doutora Zia Chishti, também na Califórnia.

 
Qualquer interesse em agendar sua consulta para usar aparelho  , entre em contato conosco , atendo na Torre do Norte shopping  , sala 1224 , tel : 2228 9147 .
 
Crédito do Texto : wikipedia .


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protese com aparelho , pode ?

     Muitos pacientes perdem os dentes bem jovens , por diversos motivos : cáries , doença periodontal , acidente de carro e outros Quando são os dentes anteriores eles sentem bastante vergonha e as vezes mantem as próteses como um segredo . As vezes nem o companheiro sabe que usa prótese . Um dos maiores medos de quem usa próteses dentárias é de que elas pareçam muito artificiais ou que dêem a impressão de que a pessoa é muito velha. Por isso, hoje em dia é comum encontrar profissionais que tiveram que conseguem transformar a sua prótese em uma verdadeira obra de arte  , com os dentes tortinhos ou separados e até mesmo com aparelho ortodôntico  para fazer seus pacientes mais felizes e disfarçar o uso da dentadura. Deste modo , eles pedem para fazer caracterizações na prótese como disfarce . Além de fazer bem para a auto-estima, esse procedimento não faz mal para a saúde bucal. O que realmente incomoda é o braquetes ao tocar no lábios , por ser u...

Dentes importados ou nacionais ?

Doutora, existe diferença entre as próteses dentes nacionais e importadas?   Existem tecnologias incríveis na elaboração dos dentes em resina para próteses totais. Possuem uma gama de cores e formatos para todos os tipos de pacientes e necessidades. Os dentes podem ser grandes, pequenos, triangulares, quadrados ou mesmo arredondados. Alguns reproduzem até mesmo texturas na superfície para que o dente aparente ser mais natural. Existem cores diferentes no dente na região de raiz e a ponta desses dentes normalmente é mais transparente, tal qual nos dentes naturais. Temos algumas boas opções de marcas de dentes para próteses.  Destacamos a Trilux (Italia), A Heraeus-Kulzer (Alemã), Ivoclar-Vivadent (Suiça) como os melhores dentes que existem hoje mundialmente. Sim, os dentes mais modernos hoje são feitos com partículas no seu interior que evitam desgaste excessivo. Por exemplo quando os dentes são de resina com baixa carga como em muitas marcas de dentes nacionais, apres...

Momento Bizarro : Dentes lixados

   Raspar os dentes para que eles fiquem afiados é uma prática presente em vários povos. Em Bali, por exemplo, eles começaram a ser lixados porque as pessoas acreditavam que os dentes representavam raiva, ciúmes e outras emoções negativas. A raspagem que acontece, principalmente, nos caninos é um ato de passagem para a vida adulta. Há práticas como essa no Vietnã e em tribos sudanesas. Entre o antigo povo Maia, alguns dentes eram esculpidos, além de lixados, e serviam, também, para diferenciar as classes altas do restante do povo. Na Indonésia a história é outra: as mulheres de algumas tribos são estimuladas a lixarem seus dentes para ficarem afiados. Para os habitantes dessa sociedade, o ato é um verdadeiro tratamento de beleza. Uma das aldeias se chama Mantawaian. A esposa do chefe Pilongi passou pelo procedimento há anos, quando ainda era adolescente. Não era de sua vontade “danificar” seus dentes, mas em sua posição na tribo, como esposa do homem mais poderoso do loc...